Confira as novidades do Foursquare 3.0, disponível em breve para iOS e Android

Quem acompanha o InsideTechno sabe que o Foursquare, serviço de geolocalização que ganhou fama com o Twitter e popularizou o termo checkin, continuou seu longo crescimento após o lançamento do Facebook Places, o rival bem parecido indisponível no Brasil.

O serviço registrou recorde de cadastro de usuários, firmou parceria com a Microsoft para integrá-lo ao Bing Maps e serviu de inspiração para o app nacional Apontador. E mais novidades vem por aí! A equipe do Foursquare, que não dormiu no ponto, acaba de anunciar oficialmente a versão 3.0 do app, que transformará o poder de cada checkin em boas recomendações para os amigos.

Na nova versão do Foursquare, veremos um novo sistema de recomendação, que consiste basicamente na nova guia “Explore” — entrando no lugar da “Tips” — onde o usuário pode consultar recomendações ou filtrar por categoria como “Food”, “Coffee” e “Shops”. O sistema é inteligente, ou seja, cada usuário terá uma recomendação que condiz com os seus gostos.

Nova guia "Explore" no Foursquare 3.0.

Dennis Crowley, co-fundador e CEO do Foursquare explica que o algoritmo será constantemente refinado e leva em consideração diversos fatores, como os lugares e a frequência em que você e seus amigos fazem um checkin.

Outro ponto reforçado na versão 3.0 e, diga-se de passagem, um dos principais foi o incentivo para a pessoa usar o app: seu apelo como jogo. Agora as pessoas terão 30 formas diferentes de ganhar pontos e a leaderboard será focada nos amigos.

No quesito de negócios, o app de localização lançará em breve sete tipos de specials com o intuito de atender a demanda de publicidade. O Flash Specials, por exemplo, poderá ser usado por uma boate da seguinte forma: “as 10 primeiras pessoas que aparecerem depois da meia-noite ganharão um drink gratuito.” Veja outro exemplo abaixo:

Exemplo de Specials.

A empresa inaugura também nesta versão a sua parceria com a American Express, que oferecerá um tipo de “poupança automática” para quem usar o cartão de crédito em uma das 60 lojas parceiras na região de Austin, no Texas. Segundo Crowley, as pessoas devem apenas registrar seus cartões AmEx e usá-los para desbloquear o special “Gaste US$5 poupe US$5″ que o dinheiro será automaticamente debitado na conta do cartão de crédito. O programa será revelado apenas na quinta-feira, quando esses especiais do AmEx forem anunciados.

A versão 3.0 do Foursquare é um download/atualização gratuita e estará disponível em breve para as plataformas iOS e Android. Usuários do Symbian e Windows Phone 7 também receberão o update, só que provavelmente mais tarde.

Fissurado por filmes, seriados, carros e tudo relacionado a tecnologia, Lucas fundou o InsideTechno em 2008 com o objetivo de ser referência em tecnologia na internet brasileira. Atualmente está cursando Ciência da Computação na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro.